O que é o Interact Club?


São clubes de jovens que estejam cursando qualquer um dos quatro anos escolares precedentes ao nível universitário, com a faixa etária de 14 a 18 anos. O Interact pode ser composto só de rapazes, só de moças, ou misto, a critério do Rotary Club patrocinador.

Sempre que possível, o Interact deve ser ligado a um estabelecimento de ensino, e como tal sujeito à supervisão não só do clube patrocinador como também da escola que o abriga. As atividades, projetos e programas do iIteract são sempre conduzidos em harmonia com as normas de Rotary International. Os interactianos não são considerados "rotarianos júniors", nem tampouco podem usar o emblema rotário.

O Interact tem o seu emblema, bandeira, estatutos e regimento interno próprios. Tem por objetivo oferecer aos jovens a oportunidade de trabalharem juntos, em uma associação mundial dedicada à prestação de serviços e à compreensão internacional.

Visa também a reconhecer e desenvolver a capacidade de liderança e de integridade pessoal; incentivar e por em prática o espírito de altruísmo e de ajuda ao próximo; conscientizar os jovens sobre a importância do lar e da família, criar o respeito pelos direitos dos outros, reconhecendo o valor de cada indivíduo; dar ênfase à responsabilidade pessoal, ao melhoramento da comunidade e às realizações de grupo; reconhecer a dignidade e o mérito de todas as ocupações úteis e as oportunidades de prestar serviço à sociedade; oferecer oportunidades para maior conhecimento e compreensão dos assuntos comunitários, nacionais e mundiais, e canalizar as ações pessoais e de grupo de aprimoramento da compreensão internacional e da boa vontade entre todos os povos.

Os objetivos do Interact Club são:

  1. Reconhecer e desenvolver uma liderança construtiva e integridade pessoal;
  2. Ter consideração e prestar auxílio ao próximo;
  3. Criar consciência da importância do lar e da família;
  4. Aprender a respeitar os direitos dos demais, baseados no reconhecimento do valor de cada indivíduo;
  5. Dar ênfase à aceitação da responsabilidade individual como base do sucesso pessoal, da melhoria da comunidade e das realizações de grupo;
  6. Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidades de servir à sociedade;
  7. Proporcionar oportunidades para maior conhecimento e compreensão de assuntos da comunidade, nacionais e mundiais; abrir avenidas de ação pessoal e de grupos, que conduzam ao desenvolvimento da compreensão e boa vontade a todos os povos.